Demandas
A empresa tem dificuldades em executar a previsão de demanda de uma forma mais precisa.A previsão de demanda pode estar relacionada diretamente aos processos produtivos e por isto uma previsão incorreta pode trazer problemas de atrasos na produção por não prever componentes necessários (insumos/ mão de obra).
Oferece recursos para que a empresa consiga prever a demanda de mercado para produtos finais, prever demanda por distribuidores além de identificar e analisar demanda de determinados produtos por região. Como aplica métodos estatísticos e consegue considerar fatores de sazonalidade, a previsão tem melhor assertividade do que outros métodos tradicionalmente aplicados.
Estocagem
As empresas têm dificuldades em executar a previsão de estoque de uma forma mais precisa. A previsão de estoque inconsistente pode ocasionar ausências de produtos disponíveis para venda, bem como excessos de estoque e perdas (perecíveis, obsolescência de produto) além de perdas de valores quando há a necessidade de pedidos de urgência junto aos fornecedores.
Oferecer recursos para que a empresa consiga prever os níveis de estoque adequados para cada unidade/ região. Como aplica métodos estatísticos e consegue considerar fatores de sazonalidade, a previsão tem melhor assertividade do que outros métodos tradicionalmente aplicados.
Vendas
As empresas têm dificuldades em executar a previsão de vendas de uma forma mais precisa. A previsão de vendas inconsistente pode causar impactos também relacionados aos estoques, bem como superdimensionamento ou sub dimensionamento da força de vendas e fluxos de caixa para outros investimentos.
Permite que o analista por meio dos dados históricos baseados em séries temporais (dia, semana, mês, ano), eventos externos e variáveis preditoras, realize de maneira precisa o fluxo de vendas. Também permite a realização de simulação de cenários para investimentos de marketing, prevendo o impacto nos números de vendas esperados, conforme ação adotada (simulação de Montecarlo).